Início > Certificação PMP > Aprenda a responder questões do exame para Certificação PMP (Parte 1/2)

Aprenda a responder questões do exame para Certificação PMP (Parte 1/2)

Muita gente fica “de cabelo em pé” quando começa a responder questões de simulados do exame PMP. O sujeito fica nervoso, se sente injustiçado, xinga o autor do simulado e até a pessoa que lhe apresentou a questão.

Fatos normais. O exame para a certificação PMP não é uma prova convencional. Assim, não requer uma preparação convencional. Compilei, em algumas categorias, coisas que todos devem saber antes de começar a responder às questões de simulado. O candidato que desconhece estes pontos, ainda que seja um expert em Gerenciamento de Projetos, certamente terá grandes problemas na prova.

As categorias são as seguintes:

  1. Correção das opções
  2. Experiência do GP x Conteúdo do PMBOK (e comportamento esperado do GP)
  3. Tamanho das questões

1. Correção das opções

No colégio, faculdade ou concurso público, se há mais de uma opção correta em uma questão de múltipla escolha, o comportamento de qualquer um é conhecido: pedimos a anulação da questão. No exame PMP, questões deste tipo não só aparecem, como são comuns. E isto não é considerado motivo pra anulação.  São dois os tipos de questão com pontos referentes à correção de opções que devem ser destacados:

  1. Mais de uma opção correta: nesse caso, ao invés de pensar no texto da carta de reclamação que escreverá ao PMI, simplesmente tente encontrar a resposta MAIS CORRETA ou  a que melhor responda o que está sendo perguntado. Se todas parecerem igualmente corretas e lhe for perguntado “o que é melhor fazer” tente pensar no que é melhor fazer PRIMEIRO.
  2. Todas as opções com algum grau de incorreção: parece estranho, mas pode ocorrer de todas as opções terem algum grau de incorreção. Veja bem: não é que estão todas completamente erradas, mas nenhuma está totalmente correta. Nesse caso o raciocínio é o inverso: tente encontrar a MENOS INCORRETA.

No próximo post falo das duas outras categorias. Até lá!

Anúncios
Categorias:Certificação PMP
  1. junho 7, 2010 às 4:55 pm

    Andriele

    Além do exame para PMP ser bem complexo acho que na verdade os profissionais que se candidatam ao exame não tem a qtde de horas mínimas de experiências em gestão de projetos. Visto que o exame conta com apenas 30% das questões teóricas relacionadas ao guia PMBOK e 70% baseadas na experiência dos profissionais de GP não é qualquer cursinho preparatório que vai dar a experiência necessária ao candidato. Acho que os cursinhos preparatórios deveriam ajudar o candidato a avaliar sua experiência e indicar o melhor caminho para o credenciamento, já que o PMI possui certificação para vários níveis ou focos. Não sou PMP mas estou preparando para credenciar-me CAPM. Apesar de trabalhar em projetos a mais de 5 anos tenho consciência de que não posso usar todas essas horas para tentar a elegibilidade para o exame PMP.

    Parabéns pelo post

    Julio Pizoletto
    Analista de Sistemas(Líder de Projetos)

    • andriele
      junho 7, 2010 às 5:14 pm

      Olá Julio,
      Obrigado pelo visita e comentário. Aprovo sua conduta e tento repassar esta idéia (de ética e honestidade) a todos aqueles para os quais tenho a oportunidade de falar. Quanto aos cursos preparatórios, eles são apenas um auxílio. Realmente não faz sentido a idéia de que apenas um curso é responsável pela aprovação. Mas o curso pode ser útil, especialmente para quem tem dificuldade de manter a disciplina necessária para conseguir a aprovação. Grande abraço e boa sorte com o CAPM.

  2. Samir Murad
    junho 7, 2010 às 6:05 pm

    Realmente isto é uma verdade… humildade para reconhecer o momento da carreira que se está é fundamental para ter uma base sólida, e alcançar voos mais altos.

    Imagine o seguinte.. o exigido de um CAPM com certeza será bem menos do exigido de um PMP, não apenas em conhecimento de gestão de projetos, mas também postura, experiência, exposição, etc, etc etc….

    Vale a pena considerar isso antes de ir se aventurando

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: