Início > Certificação PMP > Sobre futebol, Beatles e simulados para o exame PMP

Sobre futebol, Beatles e simulados para o exame PMP

O que os melhores jogadores de futebol do mundo têm em comum? Talvez esta questão até tenha mais de uma resposta, mas uma para mim é muito clara: todos eles já jogaram muito futebol em suas vidas.  E quanto aos grandes astros da música? Nesse caso, ao invés de uma resposta genérica, vamos analisar alguns números dos Beatles (senão a maior, uma das maiores bandas pop de todos os tempos):

  • Na época em que começaram a estourar, em 1964,  já tinham tocado ao vivo cerca de 1200 vezes;
  • Entre 1960 e 1962, excursionaram 5 vezes para tocar nos pubs de Hamburgo. A rotina era estafante. Em muitos casos tocavam 7 noites por semana, em shows de aproximadamente 8 horas cada um.

A mesma lógica vale para absolutamente qualquer coisa na vida: só se é bom de verdade em algo após muita prática.

Com o exame PMP não poderia ser diferente. Quem está pleiteando a certificação deve conseguir aprovação em uma avaliação não trivial de múltipla escolha. Não é muito difícil imaginar, portanto, o que deve ser feito para se conseguir a excelência no exame, não é mesmo?

Já tive muito contato com  lições aprendidas de pessoas que conseguiram a certificação. Seja em conversas, blogs, podcasts ou listas de discussões, foi  interessante notar que a forma de preparação é menos homogênea do que eu imaginava. Há pessoas que lêem o PMBOK várias vezes. Outras, apenas uma. Alguns gostam mais de livros, outros de aulas presenciais e uma terceira categoria se dá melhor com o e-learning.  Para uma pergunta, entretanto, as respostas foram muitíssimo parecidas. Quando perguntados sobre quantas questões de simulado tinham respondido, todos os PMPs com os quais tive contato responderam SEMPRE, uma de duas opções: CENTENAS ou MILHARES. E olha que esta pergunta não era de múltipla escolha, hein?

Anúncios
Categorias:Certificação PMP
  1. Suellen Moreira
    junho 26, 2010 às 6:57 pm

    Oi Andriele, como vai?
    Acabei o mba e agora é hora de me preparar para a certificação.
    Quando começa o seu próximo curso?

    Abraço.
    Suellen

  2. Cristiano
    julho 21, 2010 às 1:09 pm

    Eu diria que não só a certificação, mas principalmente a gerência de projetos, para ser bem feita, é preciso muita prática. Não basta o conhecimento profundo da teoria e certificados embaixo do braço. Sem prática, é muito mais difícil passar por diversas situações adversas.

    • andriele
      julho 21, 2010 às 1:46 pm

      Com certeza Cristiano! Mas o inverso também é verdadeiro. Ja vi muita gente citar a sua experiência como justificativa para não aprender coisas novas. Experiência e uma busca constante por novos conhecimentos formam uma dobradinha perfeita para se alcançar o sucesso. Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: