Inicial > Uncategorized > Resumo

Resumo

(6) Scrum Patterns: como expandir a capacidade do Scrum sem perder a agilidade – YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=OX_yLttPuwk

Transcript:
(00:01) o olá pessoal sejam bem vindos a nossa aula começaremos às 20horas aqui é um minuto um minuto e pouquinho aguardando o resto do pessoal chegar a quase um horário enquanto isso já quero pedir para quem está presente aí colocar por favor a local de onde está me assistindo e qual que é a sua ocupação no momento qual que é a sua área de atuação contexto a gente tá aguardando né chegamos às 20 horas em ponto e também mas algumas pessoas que estão prestes a entrar aí show só avaliar se está tudo ok também já peço o feedback de vocês aí
(00:39) em relação ao volume a imagem se dão ouvido certinho ah deixou só dar uma chegada em todos os detalhes aqui e aí e aí e aí e aí e aí e aí e aí g1 g1 e aí
(01:52) g1 ah beleza então a gente é para gente para que a gente possa privilegiar então quem já está presente aí vamos começar achou tirar esse começaremos assim às 20horas mais uma vez é a peço só para quem tiver chegado aí agora a pouco já ir colocando por favor de onde está me assistindo com a sua cidade e qual a sua ocupação no momento se tiver numa fase de transição pode colocar a última ou a mais frequente só para ter uma noção de quais áreas ou quais mercados aí em quais áreas ou quais mercados vocês atuo deixa eu ver se eu consigo colocar o
(02:29) chat aqui na mesma tela de modo que não tem que ficar virando demais o pescoço para ver o que vocês estão digitando obrigado é a carla que já colocou aquela de salvador da bahia analista de sistemas e processos da uneb universidade do estado da bahia quero também deixar claro para vocês que a qualquer momento podem ficar à vontade para colocar as suas dúvidas comentários é sempre interessante ter né a participação de vocês aí isso acaba tornando a aula mais dinâmica mais interessante para todo mundo né para mim e para vocês também tá
(03:12) essa é a nós temos uma antes cabelo do rio de janeiro queimou a ser bonetti lá de são paulo gestão de projetos bens de capital pois bem qual que é o nosso objetivo aqui hoje do que a gente vai tratar o que que a gente vai falar né dos scream patterns é uma forma de expandir a capacidade de campos sem perder agilidade vai ficar claro por que que essa coisa de perder agilidade pode ser um perigo quando você tenta expandir o scan é claro que os impede expansão né os campos definição é um fremo ágil e a definição de frango aqui basicamente é
(03:53) um conjunto mínimo de regras mede prescrições um conjunto sempre mínimo no sentido de não tornar a coisa muito engessada e que claro você pode trazer outras práticas você pode trazer outras coisas para te ajudar desde que obviamente isso não vá contra a mentalidade daquilo que tá é inscrito né dentro do do feno que a testa descrição dessas poucas regras você não pode ir contra as regras você pode expandir os mas sem é digamos é a ir contra aquilo que o manifesto ágil dizer que as próprias regras dos gaide a dizem também legal saber o a ser monet
(04:36) não tá dando para ver o seu nome aqui né só só o login mesmo tá dizendo que tá participando lá do curso do escravo espero que você esteja gostando aí deixa eu só ver aqui gente só rapidamente se o e-mail aqui que eu mandei ele ele foi para todo mundo chamado e os dois já foi para todo mundo e e qualquer ideia que gente né o falando né de disco angas nós temos um e os carrinhos quiser saber né onde que a gente tem que ir para entender o que que é escrava o que que eu espero correto é o que que realmente dá para a
(05:13) gente confiar o lugar é o espancado na net frangalhos que foi escrito e a mantida por esses dois caras o que em schuab aí a direito de área externa a esquerda e esse guia ele tem uma característica que é ao mesmo tempo acho uma vantagem e uma desvantagem uma vantagem o defeito é uma característica a inscrição ela extremamente sucinta lá não é uma uma inscrição longa né basicamente o dia tem 20 páginas né então você imagina que não dá para escrever todo tudo aquilo que você precisa saber todas as práticas que você
(05:50) eventualmente vai precisar aplicar no seu dia-a-dia com base apenas e tão somente é nisso que tá escrito aí nessas nessas duas e parça se é muita coisa você vai ter que deduzir você vai ter que as vê é da sua experiência ou buscar outras fontes então é normal que haja uma tentativa aí de buscar outras fontes né é por exemplo uma pergunta que eu já recebi no meu curso aí eu recebo perguntas parecidas com essas aí né perguntas desse gênero aí que são como definir um prazo final e um orçamento final para um projeto seguindo o escravo
(06:33) a verdade é só uma pergunta sem resposta né o scream ele ele não se propõe é a tentar é de uma maneira muito antecipada prever qual vai ser o orçamento qual vai ser a data final de um projeto é uma outra abordagem abordagem incremental em que você vai liberando implementos é de produto vai analisando a resposta do mercado e vai adaptando mas existem alguns construídos alguns conceitos que eventualmente serviriam é para nos ajudar até o ar icamente me ajudar a fazer algo um pouco parecido com isso então muita gente fala no
(07:10) release plan seria uma espécie né de planejamento aí de mais longo prazo é e seria algo digamos permitido entre aspas algo comumente utilizado dentro do escravo mas se você for analisar se você for olhar né o que tava nos cangati olhar não fala release plan né fala e ele se fala em liberação de produto mas não fala em planejamento de releases e aí o grande problema é que as pessoas elas elas começam né a buscar isso em qualquer outra fonte é buscar release plan aí eu te conceitos em outras fontes e acabam usando a coisa do jeito errado
(07:50) é muito comum a gente ver as pessoas às vezes usando uma abordagem em cascata que uma abordagem longe de ser haja uma abordagem longe de ser aquela que é preconizada é pelo escravo né e o disfarce de uma rede pleno de um planejamento de releases não tô só fazendo um release plano que basicamente eu já vi que digamos é um conceito compatível com aquilo que os cara prega então eu estaria correto e o que que essa aula que se propõe a mostrar para vocês é uma opção é de modo que você não fique só peso nos frangalhos mas também não caia nas
(08:30) armadilhas de buscar é é a fontes incorretas não é porque hoje todo mundo fala disso como existem certificações que vão surgindo na exiba e aí eu não quero de forma alguma crucificar a certificação a certificação demais e mexe surge uma certificação gratuita com boxe ela relativos ao islã ao que vai totalmente contra aquilo que que foi a ideia inicial nessa criar um boxe um documento parecido com pinboque para os campos vai na contramão daquilo que o défice e o quem fala é tão fazendo que é criar um galho de cada vez é mais enxuto
(09:05) é mais uma maneira então de você ter uma inscrição um pouco mais detalhada é a utilizar uma fonte confiável para você fazer a sua expansão e uma possível fonte confiável são os schramm patrons sobre os quais eu vou falar hoje eles estão materializadas na forma de um livro o que tornou as coisas mais fáceis né eu já acompanhava esse movimento é bem antes existe um site que eu vou passar para vocês então os padrões que eu vou mostrar aqui a título de exemplo para vocês terem uma ideia né eu não quero escrever são inúmeros padrões são
(09:40) dezenas de padrões existentes tá eu não vou passar por cada um deles aqui mas eu vou dar uma ideia de exemplo de coisas que podem complementar o espanha depois vocês podem ir nesse preciso de comprar o livro necessariamente vocês podem nesse site e pesquisar por outros padrões eu eu comprei o livro eu achei o livro mais interessante porque ele digamos que ele traça um fio condutor não é o site ele tem os padrões lá ficam próximo tanto quanto o jogado o livro e tem uma perspectiva até hora que ele te mostra da onde que aquele surgiu a claro
(10:10) que se eu vou fazer aqui e hoje também vou contar a historinha do surgimento né desses padrões então acho que para vocês até vai ser mais fácil para acessar o site sem essa necessidade é de necessariamente aí adquirir o livro eu acho que isso pode ajudá-los né nesse processo sem ter que gastar nada mais aí tá pera aí deixa eu só ver uma coisa acabou que eu não eu não colei aqui a capa do livro para vocês então é basicamente esse aqui ó aí chrome book the spirit of the game e aí eu sempre fico muito atento gente a quem está por
(10:48) trás de determinadas iniciativas tão como eu disse o escravo foi criado por esses dois caras que enche o abc fc entra o que enche o a ver hoje é responsável pelas comprar uns responsável pelos pronto óleo né que tem a certificações que o até do curso a respeito usar esse efeito deve-se adriana também tem as iniciativas dele próprias mas eles estão sempre juntos aqui na manutenção e atualização de xangai e esse livro tem o jefferson não é tenho na verdade é um grupo né que eles chamam de spam para nos grupos e eu vou mostrar para vocês
(11:18) aqui para que são várias pessoas né então existe o jefferson ainda não existe esse cara que é o próximo tchau né do livro que alguém me ou compreende e essas outras pessoas aqui que eu não vou citar o nome de todo mundo e o restante aqui do que eles chamam de spam pátria grupo tá aí deixa eu contar um pouquinho de história de como é que essa coisa surgiu na é porque que esse é o movimento confiável aí para vocês consultar e utilizarem na prática né então é sim esse ativo eu vou colocando alguns detalhes aqui é por escrito para
(11:54) vocês que eu acho que isso sempre ajuda acompanhava começando 2008 né a mesma forma que a gente teve o manifesto ágil lá em 2001 né que o pessoal tava no resort do lá nos no topo de uma montanha é aqui foi algo parecido 2008 tava um pessoal que o praticante na descrição ao mesmo tempo há muito tempo né dado que isso não é para anterior ou manifesto a gente tem que lembrar que manifesta o ar surgiu 2001 a partir de pessoas que já praticavam o anjo é por meio né das suas metodologias ou freebox específicos e três pessoas se encontravam em dois
(12:31) minutos faz em gente a gente não é pratica os crimes era será que a gente não conseguiria de escrever né alguns algumas soluções de problema né que a gente encontrou na nossa prática e tentar de alguma maneira empacotar isso e levar para a comunidade para que eles possam utilizar também algo que vá além né da descrição lá mais sucinta dos pagar e essa coisa de patente eles estão até como inspiração para criação dos patrões dos campos a arquitetura onde me parece vai eu não sou um profundo entendedor de arquitetura mas existem
(13:06) padrões de arquitetura da mesma forma como existem os padrões de plantas mas existe um movimento se você sofre muito fortes eu me lembro logo que eu sair da faculdade que eu entrei para o mercado de trabalho é na área de engenharia de software uma coisa chamada design pátria né o design pattern as soluções de design de desenho de arquitetura de software né isso surgiu muito com o movimento orientação objeto então quem entende um pouco de areia só fiquem à daí é só se trem pode ter essa referência os patos é é como se
(13:36) fosse na mesma coisa de sair empata em só que aplicado a prática de gestão tá obrigado todo mundo está se manifestando de onde que tá assistindo a gente aí tá eu também colocando as suas ocupações e eu sempre deixo claro que a qualquer momento que vocês quiserem fazer algum comentário ou quiserem é colocar uma dúvida fiquem à vontade eu tô acompanhando aí de tempos em tempos o que tá aparecendo aí no chat tá pois começou a em 2008 o resultado né foi foi esse livro é mas na prática a discussão né eu tô falando em livros
(14:13) só para simplificar tá gente na cidade livro barra site tá pera aí deixa eu só me tirar aqui de cima que tá escrito para vocês consigam ver olha só e se liga nessa experiência coletiva em que soluções comprovadas chamadas padrões eles deixe lá não é observar muitas equipes de escravos os sucessos e fracassos da equipe que eu trouxe alguns trechos a introdução do livro que eu acho que são bem esclarecedores nada porque que vale a pena a gente prestar atenção e consultar esse padrões essa soluções elas elas aproveitam nas
(14:47) soluções que são apresentadas por meio esses padrões aproveita a vasta experiência de uma ampla comunidade internacional de desenvolvedores de produtos os padrões vem do nosso trabalho com as equipes escolhem todo mundo nossas bases no japão países nórdicos reino unido portugal canadá estados unidos holanda austrália e de nossos experiências em todos os continentes exceto na antártica essa inclusive essa reunião que eu mencionei e aí para vocês ela aconteceu na suécia eles falarem países nórdicos aqui então esse movimento ele começou a por lá uma
(15:23) analogia interessante que eles fazem no livro é o seguinte supondo que o espaço fosse um jogo de xadrez né o escangalhar seria uma espécie de livro de regras de xadrez então para jogar xadrez você tem que estar por dentro né de quais são essas regras mas só saber as regras não vai te fazer um grande jogador você precisa também de estratégias adicionais então os patente seriam essas estratégias adicionais lembrando gente que na verdade os patrões são um superconjunto do que está nos para gastar os elementos que estão nos pagar
(15:56) os eventos do escravo é por exemplo a sprint planejamento da sprint a reunião diária a retrospectiva os artefatos os papéis isso tudo é todos esses elementos né é essas ba ou então alugar eles são padrões também então por exemplo a dele exclamou ela é um padrão também além de ser um elemento does pagar o produto tchau não era além né de estar respondendo é um padrão também então aqui nos contatem digamos tem tudo aquilo que tá responde ai só que tem uma inscrição mais ampla é existem outros elementos porque alguns
(16:35) dos elementos ovários os elementos que estão aqui nos padres digamos que eles não são requeridos né eles não são prescritivos eles são possibilidades de uso então você tem luiz qualidade aquilo que você deve usar vamos dizer assim e dentro disso clampa tens algumas coisas de churrasco e você pode usar de acordo com o seu contexto eu vou justamente também daqui a pouco mostrar alguns exemplos concretos né de como que seria a aplicação dessas coisas aí na prática o alguns exemplos do que seriam e é padrões né e vamos falar agora de como que nasce um
(17:12) padrão de certa forma a gente já tocou um pouco mas é como eu disse eu tô trazendo alguns trechos aqui que eu acho interessante olha só interessantes do próprio livro dessa introdução temos a primeira ideia de um padrão como vemos um problema e ouvimos uma pequena voz dentro de nós apontando nos para uma solução eu te deu tem um problema aquilo tá escrito em processo nenhum né não tá escrito em lugar nenhum mas eu falo por acho que eu vou resolver isso a dessa forma tentamos aquela solução para ver se funciona em nossa situação se isso
(17:42) acontecer continuamos é usado seguimos próximo desafio eventualmente podemos anotados e compartilhar com a comunidade foi basicamente isso que eles fizeram né a partir daquelas daquele jogo básico ali naquelas regras básicas dos quais começará a aplicar e depois exemplo um problema que eu vou mostrar aqui num determinado numa determinada situação num produto que era muito complexo produtivo nem tava ficando sobrecarregado né então eles falaram pouco nessa situação aqui a gente tá vendo tipo o produto tem que ter só um produto
(18:12) ideal né e o produto tchau né possa delegar algumas atividades que o time desenvolvimento aqui a quantidade de trabalho que tá tão grande que eu vou precisar de colocar a gente para ajudar esse produto final ele aqui né e a partir daí criou-se um padrão que é o produto final né fim se você for ver na descrição padrão ou deixo para não vai existir isso não vai tá na prova de certificação dos clã por exemplo é um time de produtos na hora mas é uma solução possível de expansão daquilo que está escrito sem ferir os princípios da
(18:42) agilidade sem ferir aquilo que tá lá dentro do spread a também né então ele a coisa o que eu quero mostrar para vocês aquela na se realmente da da prática né isso não é algo que o cara simplesmente nossa vamos inventar uma solução teórica aqui e vamos disponibilizar para o mundo estão trabalho de longa data como eu disse desde 2008 isso acontece então o a se vão 12 anos vai demorar mento e na descrição é do livro lhe deixa muito claro que é na cidade havia muitas outras possibilidades de padrões mas eles resolveram colocar né dentro desse
(19:21) projeto só aquilo que eles entenderam que já tinha sido utilizado numa gama razoável de situações para que não não não se colocasse algo que não pudesse ser de fato a proveitoso aí para a comunidade né esse padrão o cada um desses padrões também desses padrões eles podem ser classificados não é por meio de estrelas eles podem ter duas estrelas uma estrela e zero estrelas e não significa a gente quiser estrelas ele é ruim não aqui é só uma questão de abrangência então por exemplo um padrão é duas estrelas quando eles acreditaram
(19:57) que você vai precisar necessariamente dessa solução usar o escravo dificilmente você vai escapar disso então a título de exemplo os próprios os próprios construir é de esperar como os eventos com os papéis como os artefatos todos eles têm duas estrelas não dá para escapar deles né o dificilmente vai dar para escapar deles a outros padrões por exemplo time multifuncional né é isso é o que está dentro dos pagar também ele também é um padrão duas estrelas o padrão ele vai ter uma estrela quando eles ainda acreditam que o padrão é o núcleo de uma
(20:33) boa opção no entanto não podem argumentar que é o único caminho e zero estrelas ainda achamos que funciona como uma solução e que a melhor solução na maioria das vezes embora existam outras bolsas dos olhos também eu pensei muito sincero para vocês eu tive dificuldade de distinguir nessa descrição deles o a diferença entre uma estrela estrelas o mesmo uma forma eu acho muito mais simples para a gente decodificar o que está colocado aqui que a pensar da seguinte forma duas estrelas você quase que certamente deveria usar se você tá
(21:04) usando os planos uma estrela uma gama menor de pessoas vai usar quiser é uma gama ainda menor uma gama ainda é menor de situações vai usar esse padrão tá boa noite o pessoal que tá chegando aí e passando a nos acompanhar também mais uma vez a qualquer momento tiverem dúvidas fiquem à vontade para colocar o outro ponto importante antes da gente entrar nos exemplos né essa não vai ser uma aula extremamente longa e tal que eu quis mais e apresentar ainda a gente vai falar de três exemplos ainda com um certo nível de detalhe mas o meu
(21:40) objetivo principal aqui é mostrar para vocês essa possibilidade e até dando uma dica várias dúvidas né assim o que que é o meu meu curso muitas vezes né o meu curso ele ele ele se propõe a gente dá uma visão absolutamente sólida em funciona em relação ao funcionamento das regras do jogo é aquilo que está no span guys aquilo que cai nos exames de certificação tanto para escolher a massa é quanto para o produto de allen e ao mesmo tempo também né avaliar soluções para situações em que as vezes os frangalhos não dá nessa resposta muita
(22:14) gente acaba colocando esse tipo de pergunta lá no fórum e eu sempre respondo a luz né dessas referências que são as figuras como por exemplo os padrões então é uma fonte é uma fonte que eu bebo muito nada e eu bebo muito aí para entender não é cada vez mais os cantos aprimorar meu conhecimento a respeito disso são os patrões e também o próprio site random.
(22:37) org tem um fórum lá que é muito bom tem muitas perguntas legais as discussões são muito em alto nível assim muito aprofundada então também o fórum deixa uma ponto org é algo que vale a pena para vocês darem uma olhada e todo mundo mais caladinho hoje que o aos outros assuntos que a gente trouxe foram mais polêmicos o pessoal estava se manifestando mais é e esses padrões gente eles não são solitários né na verdade é na hora que a gente vai ler a descrição de um padrão e eu até já vou mostrar para vocês já já aqui no site a gente vai ver que mais inscrição de um
(23:16) padrão vários outros são mencionados então assim eles trabalham em conjunto né é eu tenho às vezes sequências de padrões que deveriam ser implementados vou poderiam numa situação ideal ser implementados nessa sequência né às vezes eu tenho agrupamentos um padrão para funcionar ele depende de outro então assim dois quadrantes que são muito ligados é esse aqui é autônoma e equipe multifuncional é muito difícil você ter uma equipe autônoma se essa equipe não for multifuncional que que é uma equipe autônoma que ela consegue
(23:50) o benê de ninguém já chegou a demanda que ela quem tem que cuidar independente da indústria seja marketing seja educação seja software é assim já engenharia seja lá o que for chegou aquela demanda a equipe traça não tem que ficar esperando outras pessoas fazerem parte do trabalho né isso é uma equipe e autônomo agora para se autônoma ela tem que ter tudo o que é necessário para gerar um incremento daquele produto ou seja tem que ser multifuncional né mais uma vez usando a indústria que sofre eu tenho que ter lá dentro o cara
(24:23) que vai testar o cara que vai pensar que ter tudo o cara que vai pensar em base de dados o cara que vai codificar tem que estar todo mundo ali dentro se eu não for multifuncional dificilmente ou você autônomo tá amor enquanto a equipe então basicamente é para mostrar para vocês que às vezes é difícil praticamente impossível você implementar um padrão sem implementar outro como eu já disse todos os eventos papéis e artefatos do expansão padrões tá não existe um a linguagem de padrões existem basicamente duas linguagens região
(24:54) conceito um pouco mais avançado e eu acho que ia mais confundir do que a clarear hoje aqui tá então o que eu vou fazer agora vocês me conhecem as gosta que eu sabe que eu não gosto só de blá blá blá só de coisas muito conceituais muito alto nível então é o que eu quero é trazer para vocês alguns exemplos aqui extraídos do livro antes disso deixa eu só vou colocar aqui para vocês o e o site tá eu quero mostrar para vocês o site tá um pouco pequenininha vou tentar aumentar aí para para facilitar a visualização olha só
(25:35) e deixa eu só ver aqui se eu consigo aumentar mas já aumentou um bocado então o site é isso clambook ponto org mas está tudo liberado lá vocês não precisam necessariamente de comprar o book para ter acesso tá então tem um book outline aqui e aqui começa olha tá falando de linguagem né a gente tem essa própria pior que eles deixam um pattern language que é uma linguagem e nós temos a velho string pattern language e cada um desses itens aqui são padrões né então presente olha só deles clã é um padrão se você clicar aqui na deles cromos vai estar a
(26:10) inscrição desse padrão e se a gente vai meu livro é basicamente a mesma coisa tá lá que não é uma versão piorada não então todos os padrões vocês conseguem acessar aqui basicamente olha só tem a quantidade de estrelas aqui então adereço forma como eu tinha comentado com vocês não é por ser algo para que tá lá nos mangás também é duas estrelas que é o número máximo de estrelas olha só como que existe uma correlação a hora que eu falo em deles a fazer as coisas sozinho eu falo do time esperando a sprint o desenvolvimento na meta da sprint né
(26:41) aquele para tipo contextualizando porque cada eles foram é importante então é legal que mesmo para aqueles itens que estão lá nos ganhar as vezes que é uma inscrição mais aprimorada vale a pena vir aqui né porque lá não chegaram muitas vezes é muito é muito rapidinho é muito sucinto a forma como está descrito e aí ele tá dando contexto né depois que ele dá o contexto ele fala assim de fora então tá do que eu te expliquei que tem esse esse esse problema então no caso a deles com a dado que a gente fala que os
(27:12) plano é um frame aqui que é preciso ter inspeção e adaptação constante em que o time o time desenvolvimento ele tem que o tempo inteiro está de olho na meta da sprint checar se ele vai conseguir atender aquela a meta da sprint então o que que é preciso fazer é preciso ter né a deles claro mas tem um pequeno evento todos os dias para replanejar oi gente para otimizar as chances primeiro de atender né a meta da sprint não está tudo consoante com aquilo que tá lugares né então o objetivo fundamental da sprint é a meta e segundo
(27:48) né não é uma obrigação mas completar todos os sprint backlog itens né é seja o timebox estrito né de enorme de 15 minutos enriqueta colocado aqui aí tem uma série de regras tem figuras quer dizer uma descrição bem mais aprofundada e aqui eu tô pegando dele escutando tem um negócio que já tem lá no gás mas tem coisas por exemplo é apresenta happiness metric a métrica de felicidade né aí ele explica por que que você tem uma médica de felicidade sem interessante sua produtivo é para o seu time a gente tem um outro aqui que é a mitose é uma
(28:30) maneira o que que a vitória basicamente é a gente sabe que no exclama a gente tem que ter um time a linha há nove pessoas à medida que tinha e vai crescendo você teria que dividir né esse time então esse padrão de mitose ele te diz como fazer nessa divisão de ti mês de maneira que os times que vão ser divididos não vão ficar perdidos ou não vão ter aí uma é uma performance pior do que aquela que deveria ser a lá o próximo tchau netinha é é um dos padrões que eu vou mostrar para vocês aqui então vale muito a pena tá scream books.org
(29:07) vou colocar aqui no chat para vocês também a janice tá perguntando se eu vou disponibilizar apresentações apresentação a fica assim alguns dias no meu canal ainda nesse mesmo link né a provavelmente daqui algum tempo elas vão ser excluídas eu vou colocar numa comunidade dela é para os meus alunos dos cursos de isso por aí também para que a gente possa debater isso mais em profundidade lá mas a gente pode debater também aqui tá se vocês tiverem qualquer dúvida ou comentário fique à vontade para colocar e aí no nosso chat vamos então voltar lá
(29:40) para apresentação ah é então vou trazer alguns exemplos aqui para vocês o primeiro é esse que eu acabei de mostrar que o produto tinha o netinho olha só como testar tem uma só então não é um padrão que faz sentido para todas as situações o que é razoável né se a gente imaginar que a um produto promete meu bem que já adiantei para vocês que são situações em que o produto onde está sobrecarregado ele precisaria de ajuda isso normalmente vai acontecer quando eu tenho produtos mais parrudos né por produtos aí que tem um
(30:17) público-alvo muito grande que tem muita demanda para entender o que que o público quer o quê que o mercado quer e etc é o nome que todo padrão tem essa figurinha né aqui essa figura então olha só é o presidente da toyota que eu aqui tá aqui o toyota né e o seu time apresentando o novo carro esportivo da toyota o que eles tentaram aqui da ideia é de como senhor aqui o toyota fosse o próprio que tinha aula e o restante do pessoal foste o produto é um netinho né o time que apoia né o toyota nessa nessa empreitada aí é deixa eu só pegar alguns
(30:57) tópicos aqui aqui eu vou trazer alguns excertos tá gente para vocês lá do padrão que eu acho que vale a pena a gente discutir olha só um único dono do produto ele é responsável por todo o valor como o retorno de investimento e deve lidar com análise de mercado prova descobri que ele descobrir aquilo que o produto deve ter para agradar o mercado gerenciamento de passo interessadas né entendeu o que que todos os interessados aí no produto querem feedback dos clientes ea maioria dos trabalhos voltados para o mercado além
(31:27) ah tá o time a construir a coisa certa tem que cuidar de muita coisa tem que cuidar de todas as interfaces com a minha cara e tem que cuidar da orientação também é para o tim em alguns casos isso pode ser mais do que uma única pessoa pode conseguir fazer ela pode conseguir lidar né então essa é a deixa né se eu lido por exemplo talvez com o carro né como o caso da toyota aí pode ser muito difícil para uma pessoa só consegui fazer isso tudo conseguir perceber tudo aquilo que o mercado quer eu mesmo tempo tá o suporte para o time
(32:01) que tá projetando é aquele carro né em outras palavras o piolho ele pode se tornar um gargalo que é altamente indesejável né é quais são as consequências né da gente ter esse gargalo aí primeiro os itens do backlog do produto eles podem ficar not ready que que é head é uma condição na que um item do backlog do produto ela chega e nem o refinamento ea descrição de forma que ele já pode ser implementado pelo time de desenvolvimento não é obrigatório a ver se estado de red mas é uma boa prática né e se você não consegue suprir
(32:40) o time de desenvolvimento com essas descrições em tempo aveo o time acaba construindo coisas erradas né ou ele acaba podendo exigir muito mais comunicação direta não que essa comunicação não deve acontecer ela sempre deve acontecer essa comunicação direta do ppi ou com o tipo desenvolvimento mas se você não tem uma base minimamente definida ali né você pode acabar fazendo com que esse essa demanda de comunicação seja muito grande para um cara que já tá é sobrecarregado e não vai dar contrapartida que acaba fazendo com que atrasos a sejam gerados
(33:16) então diante né desse cenário aí vocês devem se lembrar que lá na descrição do padrão tinha que ir então deve for que você pode fazer pode fazer o ideal para esse padrão aqui que é de uma estrela só você pode criar um produto que tem oneteam que é liderado né na verdade liderador pelo produto final né e é importante gente dizer claramente porque olha só hoje eu vou responder à pergunta do paulo fregatti tá só um minutinho que eu já vi ela está paulo deixou só finalizar e podem colocando outras aí o scangauge ele
(33:51) deixa muito claro que o produto tchau né é uma pessoa não é um cometer então a gente tem que tomar muito cuidado e o pato em tomar esse cuidado para dizer que o próximo tchau né tim ele é liderado pelo próximo tchau não é o cometer não é todo mundo ali tem o mesmo poder de decisão não a palavra final continua sendo própria hora e ele é o cara que vai tomar decisão então olha só por quê que isso é importante né voltando lá no começo da apresentação se a gente tão tem esse cuidado alguém poderia simplesmente falar o seguinte pô
(34:22) mas muito difícil produto senhora vamos fazer então vamos deixar esse na mão de um monte de gente e mais gente ajuda ele mas se não tiver uma liderança você tá ferindo uma propriedade que tá lá nos canais que o profissional tem que ser uma pessoa o pato é nunca vai contra aquilo que tá lá junto andar e isso é legal porque existe esse essa ponta né que a justamente o deve estar deve participar da iniciativa então ele não vai deixar pelo menos pode ser algum deles briguem né e aí haja os planos de um lado esquerdo e outro mas
(34:52) por enquanto desde o primeiro momento eles têm mantido essa aliança então acho que é esses dois mundos tem conversado de uma maneira baccara observações adicionais então em relação a esse padrão ele é adequado para produtos grandes como eu disse que a essa demanda para públicos muito grandes né e ele deve ser um coloquei tinta de um time que trabalha junto fisicamente sempre que possível não é que é obrigatório ser assim para a gente tá vivendo até o momento difícil agora que esse momento de pandemia mas a venda essa
(35:25) possibilidade sugere-se é desse time esteja fisicamente no mesmo local para que eles possam estar constantemente trocando ideia e para que eles possam estar é sempre na mesma página né que não haja conflito da opinião de um com o outro queria pedir para vocês lá também quem não o fez ainda dá um like no nosso vídeo aí mais pessoas podem ser notificados pelo youtube e também tem a oportunidade de assistir essa aula bacana que com a gente o paulo está perguntando paulo fregatti você acredita que a metodologia ágil está contribuindo além das
(36:00) expectativas no cenário atual da pandemia o que que eu acho que tá acontecendo paulo a pandemia né o convite 19 ele acabou fazendo com que um monte de gente fosse para casa muito ali na maior parte das vezes quem não tá em casa não tá podendo se quer trabalhar então quem tá podendo trabalhar claro que não é todo mundo mas um cenário gigantesco dentro desse cenário corporativo que a gente conhece e falando em casa então aquelas pessoas que estavam acostumados com um estilo de gestão comando e controle em tese não
(36:38) tem mais como fazer isso né nesse momento agora porque como é que você vai ficar vigiando as pessoas como é que você vai determinar e definir como é que você vai microgerenciar cada passo de uma pessoa se você está na sua casa e esse seu subordinado está na casa dele você controlar se esse cara tá trabalhando você vai ficar ligando para ele toda hora você vai pedir para ele manter uma câmera 24 horas ligada de forma que se ele ficar muito tempo fora da câmera você vai lá e cortar o ponto dele ou vai vai descontar o celular dele
(37:07) não dá então o que eu acho a pandemia ilumi pelo amor de deus né não me interprete mal a pandemia ela traz coisas boas mas ela é terrível a gente tá vivendo um cenário terrível não vou dar uma de lula e falar graças a deus que a pandemia é existiu não é muito ruim que ela tem acontecido mas é trazido alguns amadurecimentos no fórceps um nos amadurece médico as pessoas estão entendendo é esse que dá para ter equipe com mais autonomia dá para você soltar a rédea então o que que acontece naturalmente esse mais 7 de
(37:42) você da autonomia de você fazer com que a equipe seja alto gerenciada quem não estava acostumada a fazer isso por bem tá meio que tendo que acostumar a fazer isso por mal e a gente tá tendo muitas gratas surpresas né eu já vi já vi comentários e em conteúdos aí pela internet e experiência também de pessoas próximas né que eu não trabalho ela trabalho não convivo né com muita água a gente está convivendo fisicamente mas falo com muita gente que tá né dentro do mundo corporativo a minha esposa por exemplo trabalha numa grande corporação
(38:16) e o que ela é o que ela e outras pessoas têm medida que o seguinte posto pessoas estão sacando estão percebendo que é possível ser produtivo dessa forma e na verdade e em muitos casos é possível ficar bem mais produtivo né do que a moda antiga então é acho que nesse sentido é paulo eu não vou dizer que é metodologia área porque a metodologia ágil é até um troço meio a more for a gente tem vários métodos ajustem os planos tem um manifesto mas eu tô dizendo que alguns preceitos alguns valores né que embasam esses diversos métodos essas diversas
(38:51) novas formas de trabalho esses preceitos eles meio que estão tendo que ser aceito de aplicados que eu não queira e graças a deus felizmente algumas pessoas estão entendendo que esse é um caminho legal é de ser seguido tá o robson se ó tá perguntando esse time seriam os analistas de processos não necessariamente pode ser que na sua empresa você vai aproveitar o trabalho dos analistas de processo mas não ser a mente pode ser por exemplo que numa equipe de criação de um produto de um carro não sei se vai ser analista de
(39:25) processo talvez não se você está falando de sofre de um short aqui automatiza processo talvez nesse caso aí a gente tem assim ali seja processos nessa nessa posição né robson mais dependendo da situação uma pode não ser né e não que você nem tá vendo a gente aí de brasília também mas é o trazendo dependendo da sua configuração e eu acho legal fazer o que você fez nessa já tá tentando checar e dentro da sua realidade quem que poderia fazer parte desse time em termos práticos vamos para um segundo exemplo eu acho que eu vou
(40:02) trazer deixa eu ver que eu vou trazer três exemplos aqui para vocês e no segundo exemplo de patente que eu acho que vale a pena a gente conversar a respeito o que é o release plan deixa o som copiar figura aqui e tem mais uma vez a figurinha aqui ele tem uma estrela de confiança então release para aquela história não é sempre né eles plena uma coisa que sempre você deve usar e até o que é legal na inscrição desse passa aqui vocês vão ver que ele ele mostra os limites de se fazer se ele se player porque é como eu disse muita gente usa a
(40:41) desculpa de usar um relevo e plano para fazer gestão preditiva gestão cascata nada contra pode ser concessionário preditivo sejam hd4 mas aqui não dá é disfarçar né ágil de preditivo que acontece aqui ou até deixei esse 11 aqui né esse esse sinalzinho aqui com 11 porque lá no texto do livro é isso é a essa referência cruzada né o dono do produto é o padrão de número 11 o release plena o padrão de número 48 então diz o dono do produto muitas vezes precisa poder se comunicar com as partes interessadas quando a próxima a direção
(41:17) vai sair e quais itens do backlog do produto a versão bom então a gente entende que isso é uma uma digamos uma preocupação uma necessidade legítima mas aí vem vem aí a contraponto aí né às vezes a data é uma restrição às vezes o conteúdo da release é a maior restrição restringir os dois ao mesmo tempo torna a situação muito arriscada o que deve ficar claro olha só entendendo tô te mostrando que tem esse padrão de você planejar diversas release sair com um pouco de antecedência mas fica ligado não vá achando que se você
(41:56) está no ambiente de incerteza você vai conseguir definir todos os requisitos em detalhe que seria essa parte de conteúdo da da release aqui né e prometer isso numa data fixa para você vai se enrolar se a incerteza fixar essas duas coisas é muito complicado e se você resolve fixar essas duas coisas é preciso de alguma maneira deixar muito claro né é o que fala que é o final que essa situação é muito aí em casa no sentido de que de não ser atendida seja a data ou seja o conteúdo quando você fique só uma coisa só é
(42:29) razoável fixar as duas já nem tanto o que é e qual que é um jeito que ele saia o padrão ele é bem descritivo tem uma série de pontos depois quem tiver interesse vale a pena ler mas em linhas gerais o que que ele fala pó qual que seria uma forma de você fazer esse release plan tomando os devidos cuidados seja o seguinte olha vamos supor que hoje é 12 de janeiro tá e você tem por exemplo uma um compromisso aí com né com o seu cliente que é uma data desejada para te fazer uma determinada release que é importante para eles no dia treze
(43:08) de julho depois eu vou mostrar até que esse período aqui é muito longo para o que o próprio padrão fala tá seis meses já é um tempo de previsão muito longo mas entre essas duas latas eu teria seis sprints seis meses eu tenho mais print de um mês na eu teria e 66 sprint e ele sabe também por alguma medida a histórica e a né uma velocidade aí pessimista de 15 pontos por isso a velocidade otimista de 20 pontos por sprint aí já deu o primeiro ponto né gente eu tenho uma um time que nunca trabalhou junto com meu acabou de
(43:42) começar a trabalhar junto você não vai ter essa história se eu tenho um time que varia de mais essa velocidade também tem dia não sei starve esses números aqui tendem a variar demais ao longo do tempo e mesmo que seja um time estável mesmo que já tem um histórico de muito muito tempo ainda assim é claro que você pode se você tem um histórico aí de 3 anos né eu dou 36 sprints e sempre as suas velocidades estiver entre 15 e 20 você tem uma confiança bem grande que elas tendem sim é a se manter dentro desse intervalo o problema é que muita
(44:15) gente não tem nada disso e já quer né usar o release plan de uma forma digamos assim como se fosse um compromisso escrito em pedra colocar em contrato você vai ter um tão que ele fala o seguinte se você porventura quer fazer um banho jamais dirija o que que eu sugiro que você faz pega o seu backlog world o blog tente de escrever com algum grau de detalhamento é até o ponto em que você quer é entregarem relizes aquele backlog é faça uma estimativa e aí já viu o outro ponto né você imagina que se eu tenho um backlog aquilo que eu vou
(44:51) entregar daqui a seis meses que tá lá na base do black logo é difícil ter uma descrição detalhada precisa e certeira com certeza de que isso não vai mudar né então assim o método seria isso talvez seis meses já seria um tempo muito grande existe até uma colocação que tá lá dentro desse padrão que essa aqui ó como regra geral o olhar além de 3 sprints envolve mais adivinhação do que projeção estatisticamente os ficar por isso porque há muitas equipes podem sofrer mudanças apesar de que o próximo padrão o justamente falar de equipes
(45:27) estáveis que é para evitar né e para ajudar também nessa parte aqui é mas independente disso ainda e mantenha a mesma o mercado vai mudando as necessidades do mercado vão mudando e aí a chance de você para vai isso com muita antecedência e colocar esse um planejamento deles a menos que seja muito claro que isso é só um palpite é só uma possibilidade acaba sendo muito arriscado mas você pare que é sempre dessa forma então se você tem uma velocidade pessimista de 15 uma otimista de 20 a gente vou trabalhar no universo
(46:00) até de três meses que a mais seguro significa o quê que ao final de três meses eu conseguia fazer entre 45 e 60 pontos na vamos imaginar que a gente tá usando story points aqui não vou entrar no médico dessa técnica hoje tá mas é você se há muito tempo você trabalha junto com esse aqui você tem uma certa estabilidade certa forma você poderia estabelecer algum tipo de compromisso baseado nessas metas estimando os itens de backlog e dizer agora provavelmente daqui a três meses eu vou conseguir te entregar até esse item aqui tá
(46:33) bom e você pode também eventualmente fazer dessa forma aqui ó você pode não você deve né ordenar o seu backlog de forma que fique claro que mesmo se algum item é eventualmente não for entregue ao final desse desse desse planejamento que você fez eu vou sempre ter os itens mais valor aqui no início de forma que eles vão will have eles vão aparecer no produto não tem risco praticamente nenhum deles não entraram e eu vou deixar aqueles que seriam desejáveis mais por final de forma que se der alguma zebra aqui não há problema em
(47:08) relação o valor gerado depois é posteriormente tá eu tô vendo que tem várias dúvidas aí eu já vou responder você está gente na verdade eu acho bem bacana quando você se colocam as questões aí só para fechar então para mostrar que existe então esse conceito de release pré mas existe porque que o guia o guia não os padrões são interessados eles colocam todas as ressalvas olha o uso e presta atenção diz aqui e ele explica depois mais um motivo aqui do da dos cuidados que tem que ter mais realidade parâmetros com velocidade construção da
(47:42) equipe conteúdo e o backlog do produto mudou então é isso mesmo que a velocidade seja constante mesmo que a constituição de equipes seja com cidade o battlelog muda porque o mercado muda a cabeça do cliente muda e condições de mercado vale um suficiente para que as contribuições para avaliação dos fatores externos prejudiquem qualquer tentativa mesmo que você tenha segurança estatística então mesmo que você tem os trinta e seis meses de histórico em velocidade a gente 15 20 não é lá uma grande ideia no ambiente de incerteza
(48:12) você fixar seis meses de trabalho porque a chanti que aquele vai mudar ela é grande tá agora a noite da gente para os times estáveis que são último padrão que eu vou mostrar para vocês deixou só dar uma passada aqui no chat e aí e o felipe tá perguntando pergunta a certificação gratuita tem valor no mercado finito eu nunca vi nenhuma que tenha para parecer muito sincero né eu sei por exemplo que a gente conhece ted oferece mas aquele que eu disse a filosofia meu ver desse grupo vai ela é bem diferente daquela dos criadores dos
(48:47) campos eu particularmente acredito que vale a pena de repente ser escolher bem fazer um investimento aí tem uma certificação de mais peso como a minha indicação ela ela recai hoje sobre a certificado em termos escolar da escola un.org tá e o paulo tá perguntando qual que é o nome do site e do livro eu coloquei aí eu vou colocar de novo tá vou colocar o site o livro eu não sei se eu deixei claro para vocês aí o nome mas o site é isso flambo de livro.
(49:21) org vou colocar aqui tá o site deixa eu só mostrar aqui para vocês mais uma vez tem esse jeitão aqui ó e eu estou com a boca está aqui ó aqui em cima tá pequenininho aqui mas eu coloquei no chat para vocês também o nome do livro também eu acho que é deixe deixou só voltar aqui a capa do livro é essa aqui ó as flambo qui the spirit of the game tá então procura por acho que é um bom que você jogar no google aí você vai ver essa capa amarelinha eu acho que tem na amazon aí tem direto também no site específico deles aí tá bom o richard a gestão ágil que é mais
(50:02) aplicada nos projetos pode ser aplicável nas manutenções por exemplo manutenção preditiva e corretiva setra nas indústrias é nesse caso eu acho que talvez até o campo seja mais adequado tá luis mas dentro do desenvolvimento de produtos né ele tem mais essa pegada de desenvolvimento do que manutenção aí para a gente pensar em manutenção para usares claro verdade desde que você consiga estabelecer metas de negócio de curto prazo seria possível também aí dele que avaliar se os plano também seria interessante você ia mais o kanban
(50:38) é não foi o cenário em que os cara nasceu nós daí é para eventualmente desde que você consiga ter esse conceito de time-out organizado time que se encontra todos os dias ali na deles clã é definir uma meta para um período aí de um mês a de uma semana a um mês é um ambiente de alta incerteza também porque senão se você não tem certeza talvez não seja o carlos também se você consegue definir precisamente um projeto de manutenção preditiva por exemplo de um maquinário é uma parada de máquina por exemplo talvez seja melhor usar uma abordagem preditiva
(51:15) se não a né é muita incerteza em relação ao que que tem que ser feito naquela manutenção é então eu diria que escutei muito essa coisa aí de ambientes e cenários de incerteza né tipicamente cenários os mais batidos são de software mas também qual por hoje em dia qualquer empresa que tem uma ligação direta com o consumidor final acaba que tá lidando com iniciativas muito sujeitas em certeza porque a oferta de produtos é muito grande e por tantos produtos tem que modificar com uma velocidade muito grande as pessoas enjoo muito rápido
(51:51) você tem que criar novas demandas então assim quem tem uma ligação além do mercado sofre quem tem uma ligação muito direta com o usuário final acaba que tem que ser e tem tem que ir é difícil você pensar no longo prazo é todos os produtos que você vai lançar ao longo de um ano e o presente trabalho assim eu sempre sinto meu próprio exemplo né apesar de eu ter uma equipe enxuta é e não trabalhar com desenvolvimento de software para mim possível não começo do ano eu saber todos os produtos que eu vou lançar né
(52:21) então assim muito provavelmente esse ano né em função de uma promoção que eu fiz para minha turma disso eu vou lançar um produto de kanban mas isso não tava escrito em pedra no começo do ano eu tô pensando em criar um outro produto que é uma comunidade e que a gente vai tá lá dentro para trocar ideias eu vou tá gravando uma aula por semana como essa aqui se formalizando a comunidade as pessoas vão poder trocar ideia vão poder interagir e discutir os seus problemas relativos à agilidade até dois meses atrás eu não tinha nem ideia que isso
(52:49) era possível hoje eu já vejo com uma possibilidade então é a gestão haja isso é uma gestão adaptativa não é fazer um planejamento estratégico de um ano e tentar seguir aquilo né se arrisca é um é deixa eu ver aqui o a janice perguntando qual o valor do livro não seja nesse mas se você jogar no google aí eu faço hein facinho vai aparecer na amazon todas as livrarias eu acho que o livro em papel aqui no brasil não deve ter eu comprei o eletrônico mas eu eu sinceramente não me lembro tá mas isso é muito fácil descobrir vamos para o nosso
(53:24) terceiro e último padrão como eu disse lá nesse site são dezenas mas eu quis trazer poucos exemplos aqui para que fique claro só copiar isso aqui eu vou ver se vai a figurinha não não foi eu tô com dificuldade com esse mouse e aí oi gente vai ficar acontecendo agora foi sem loading times estáveis então olha só estrelas de confiança duas estrelas né esse é um cenário então que idealmente você deveria conseguir replicar vou dizer que sempre mas seria uma situação a se a buscar né ter uma estabilidade maior nos times vamos contextualizar
(54:21) isso aí né eu vou trazer algumas alguns trechos aqui as partes interessadas são mais felizes com as equipes que podem atender às suas expectativas em tempo hábil portanto a equipe quer fazer o necessário para reduzir a variação das suas previsões acabou falar de previsão quando estavam the release plan né e a equipe quer fazer tudo aquilo que estiver ao seu alcance para reduzir a variação das previsões uma dessas coisas e já devem estar cientes né é a tentar mandar uma ter uma certa estabilidade não time não ficar trocando é as pessoas
(54:58) toda hora mas vamos vamos entender o racional disso aqui com alguns trechos adicionais no gerenciamento parece tradicional há uma tendência de confundir seres humanos com recursos humanos isso leva o gerenciamento de recursos alinhando a demanda com a capacidade de cada equipe de forma fria matemática o que que é o raciocínio a eu tenho a base histórica aqui que diz que para tem uma estimativa paramétrica que pra o que é um produto desse tamanho é que eu preciso de tantas pessoas trabalhando full time e no caso desse produto são
(55:34) seis meses então se é o joãozinho se é o zezinho o seu pedrinho pouco importa eu preciso de seis pessoas trabalhando seis meses eu vou conseguir ter esse produto e a gente sabe que não é assim né as pessoas não são intercambiáveis não é para seja pela experiência delas num determinado a cenário seja pela própria coesão do time que passou a existir pelo fato dessas pessoas trabalham trabalharem muito tempo juntas né então a gente está construindo aí o argumento é é para justificar o porquê né porque que vale a pena ter essa equipe estava
(56:11) então como na cabeça né de muitos gestores mais tradicionais pessoas são peças intercambiáveis o que que tem de acontecer tende a variar todo momento afronta aqui hoje então lá acabou de fazer e pega aqui passa aquele time lá que tá precisando agora que tu está colando incêndio ali isso gera uma série de problemas gera a necessidade de ter mais gestores vigiando e acompanhando o trabalho das pessoas porque a medida em que elas elas não estão acostumadas a trabalhar juntos né a uma dificuldade maior na auto-organização a também né
(56:47) vamos citar aqui então problemas né problemas a uma micro-gestão acaba sendo mais necessário então repare que é tudo é sistêmico né uma coisa vai levando a outra além disso a eficiência da equipe ela tende a se reduzir né e aí existe até uma justificativa que eu vou copiar e colar aqui para vocês que essa aqui ó as equipes precisam integrar um novo membro com frequência né criando efetivamente uma nova equipe e um novo membro ele precisa aprender sobre aqui para o seu produto e isso gera problema deficiência sempre que muda a formação
(57:23) né e isso acontece isso leva até uma lei né que foi criada dentro da indústria de sódio mas que se aplica também a outros cenários que essa lei de brooks adicionar a mão de obra um projeto de software atrasado torna-o ainda mais atrasada né no curto prazo porque aquela pessoa quando entra até que ela vai tomar pé da situação ela vai ouvir as contas a tomar tempo das outras pessoas que estariam trabalhando porque ela é novata ela precisa de ser contextualizada naquela situação então por isso tudo né esse é o digamos o pano
(57:59) de fundo para a descrição do padrão todo o padrão tem aquela regrinha né descreve um cenário e diz portanto ver four mantém as equipes estáveis e evite embaralhar as pessoas entre as equipes as equipes estáveis tendem a conhecer a sua capacidade em termos de velocidade alina vai ter uma previsibilidade maior engraçado né a empresa que até preso idade mas não quer ter e aí fica difícil habilidade de equipe o que possibilita que a empresa tem alguma previsibilidade dede ainda que haja toda aquela dificuldade que eu falei em prevê
(58:33) na encher preditiva agilidade ao contrário de ser preditivo há a possibilidade de ser um pouco mais preditivo a medida em que você mantém a equipe com acesso da habilidade dedique membros da equipe é uma única equipe sempre que possível obviamente né gente tem situações em que você pode precisar manejar mesmo pode precisar é a mudar as pessoas mas um recado desse padrão aqui não ache que seres humanos são máquinas que basta você pegar a pecinha de uma máquina e colocar pegar um respirador igual tá acontecendo tirar no hospital e
(59:07) colocar no outro ele vai funcionar do mesmo jeito são cenários diferentes são contextos diferentes tá deixa eu só ver tem algum comentário a gente já tá chegando perto do final da aula tá então já vou pedir para você se tiver alguma dúvida para colocar porque esse daqui mais ou menos um minuto dois mim tô parecendo uma doida a gente vai acabar encerrando tá a gente já tá aí com uma hora acho que a gente já falou um bocado e foi interessante acho que acho que já deu para vocês perceber a abrir-se uma nova possibilidade né não
(59:37) ficar preso só os frangalhos mas também não achar que pode buscar coisas sobre espanha qualquer referência que vocês a pode acabar é aprendendo coisas erradas aí o fábio henrique enganar aqui que é pelo aluno também isso acontece muito nos escritórios de projetos onde os times não são fixos são alocados conforme vão acontecendo os projetos se animando exatamente é claro que é o que eu tô dizendo a com textos e contextos pode eventualmente haver necessidade de se fazer alocações dessa forma mas é que esse é o pessoal sem fala que às vezes é
(1:00:13) difícil né de pegar de concretizar é a mentalidade é o mais 7 a gente tem que ter uma mentalidade e seres humanos são seres humanos e a uma série de conhecimento um dos ali a uma série de deficiências que foram criadas ao colocar as pessoas trabalhando junto por três meses né gente a gente vai voltar em exemplos que são meios chavões exemplos que parece às vezes até meio bobos mas eles traduzem uma maneira muito clara é o time de futebol pega um time de futebol você pega você pode colocar os maiores craques jogando junto leva um tempo né
(1:00:49) para que aquela máquina é comece a a ser azeitada é a gente teve o time mais recente aí do flamengo flamengo passou a ganhar tudo virou um time ultra mega campeão aí do brasil mas no começo tudo bem que poderia ter o dedo podre do abel braga lá né para quem acompanha o futebol e depois veio o jorge jesus e e ajudou as coisas a ainda é na área mas o tempo de trabalho junto ali também certamente é ajudou então é muito normal é muito comum que tinha dizer festivamente campeões eles eles têm a estrada juntos ali né e a mesma coisa
(1:01:27) não time dentro do ambiente corporativo não é muito distinta disso né daí essa estabilidade se é positiva desse cenário tá bom por já estão basicamente é isso né falando de agilidade estamos mantendo uma certa é instabilidade na uma certa previsibilidade aqui nas nossas larvas de quinta-feira acho que já é a terceira em seguida já tem umas quatro semanas aí teve uma semana que eu fiz um dia diferente mas a minha ideia então é sempre trazer conteúdo de como esses aqui para vocês aulas um pouco maior as aulas aí que podem variar de meia hora
(1:02:02) até 1:15 uma hora e meia hoje a gente vai terminar por volta de uma hora e pouquinho aí e o objetivo é fazer com que esses temas fiquem mais próximos da realidade você semana passada a gente falou de de contratos ou a gente falou do descampado a gente teve uma outra aula que eu falei é de uma maneira muito lúdica é muito direta dá para entender vários aspectos do kanban é se vocês olhar no meu canal mesmo canal em que vocês estão assistindo aí pega os últimos vídeos lá os últimos vídeos longos estão as minhas
(1:02:34) últimas lives lá que vocês podem aprender muito teve outras que eu trouxe estudo de caso aí também na atuação de uma massa de pode tchau né e a ideia é continuar esse trabalho aí para as próximas semanas também tá obrigada é a janice é a quem tiver interesse também né em uma outra abordagem de gestão a gente vai estar começando o curso pmp no meio de junho agora que tiver interesse pode mandar um e-mail que eu dou é o caminho das pedras se você já está recebendo meu e-mail você vai receber isso né a gente vai tá falando isso nos
(1:03:08) próximos dias a gente deve também ter uma próxima turma de escravos em junho ou julho talvez em julho e já tá finalizando maio aí né em junho a gente começa uma turma do pvp mas certamente vamos continuar aqui eu já convido a vocês a reservar né o seu a gente está tentando manter estável aqui na quinta-feira para mim tem funcionado nessa quarentena é se mudar vocês vão ser avisados mas dentro do possível tente manter reservado a esse esse cantinho no seu tempo nas quintas-feiras que a gente vai estar discutindo se você tiver algum tema de
(1:03:40) sugestão tá a em relação à agilidade em relação à gestão de projetos de modo geral pode mandar por e-mail tá é a gente sempre aparecia aqui dá uma olhada avalia a viabilidade a gente vai até entre em contato com a pessoa ela dá um tema default pô mano fala um pouco mais a respeito disso qual o tipo de problema que você tá tendo às vezes rola até uma uma mini consultoria no vou dizer que dá para fazer isso com muita gente mas já já aconteceu então se você tem uma demanda um problema pode mandar aqui para a gente também de repente a gente
(1:04:10) até trata aqui com uma live desse tipo e se você tem interesse em certificar seja como pvp ou se é a pm seja como pé como exclamar ser o produtor não sei que ligar o joão a gente começa uma nova turma de perguntei muito em breve e essa também uma the strata agradeço e a presença de todo mundo um abraço para quem está se manifestando e no final para janice campolina para lucinei que disse muito interessante o antônio matheus bh o paulo fregatti obrigado paulo o anderson cristiano que diz obrigado pela aula pretendo realizar um
(1:04:44) curso preparatório para certificação pmp o ano que vem beleza é só uma vantagem de certa forma de fazer esse ano é que ainda faz a prova atual mas enfim se está nos seus pontos vão que nem a problemas que você já tem um planejamento de carreira mas bem definido aí tá só isso gente brigadão aí pela presença de vocês um grande abraço divulguem se gostaram tá divulguem existe a página para cadastro nessa live eu acho cadastrar nessa live eu mandei por e-mail para vocês é a pessoa vai automaticamente receber a comunicação
(1:05:16) para as próximas ficou caso manda esse link para quem pode interessar encaminho e-mail porque ao encaminhar um desses m eu falei para você vai estar o link lá e a gente traz mais gente aí para conversar a respeito disso e você trabalha com alguém né que pode ter interesse aí nesse assunto também traz para as placar vamos uma criar uma comunidade bacana aqui conversando sobre agilidade oração até mais tchau tchau

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário